Segurança

Nossa jornada de segurança tem um foco claro e consistente na melhoria da gestão da segurança em todos os níveis na Empresa. O Safe by Choice, segurança por escolha em uma tradução livre, nos orienta nesse sentido.

Pensando na segurança de todos: colaboradores, terceiros e comunidade, temos um sistema preventivo de gestão que garante a segurança e a integridade física das duas barragens da unidade de Lagamar, bem como laudos técnicos de empresa externa especializada que comprovam a estabilidade das operações.

Embora sejam classificadas como de menor risco e menor potencial de dano, além de não ter comunidades próximas, a Empresa segue toda legislação pertinente à segurança de barragens e toma todos os cuidados devidos. Em junho, representantes da Defesa Civil local estiveram na unidade e fizeram vistoria nas estruturas das barragens e também na parte documental. A visita fez parte das ações preventivas desencadeadas nos municípios da região com o objetivo da redução dos riscos de desastres. Foi apresentado o Plano de Ação de Emergências para Barragens (PAEBM), que estabelece medidas em caso de rompimento, bem como um Plano de Segurança de Barragens (PSB). Veja relato da própria Defesa Civil sobre a visita em patosemdestaque.com.br

De forma transparente e em cumprimento ao inciso VII do artigo 14 da lei estadual 23.291, que institui a Política Estadual de Segurança de Barragens, disponibilizamos abaixo os relatórios e torna públicas as informações referentes à conservação de suas estruturas.

Barragem Cava B Cava C
Nível da barragem Ver gráfico Ver gráfico
Análise semestral da água Ver tabela Ver tabela
Análise semestral poeira dos dejetos Não há emissão de poeira, pois o rejeito é úmido. Não há emissão de poeira, pois o rejeito é úmido.
Declaração de estabilidade Ver arquivo Ver arquivo
Grau de umidade Ver arquivo
Informações detallhadas sobre as empresas terceirizadas Ver arquivo
Dam break Ver arquivo