Comunidade

Além de nutrição de plantas,
cultivamos valor para a sociedade.

Temos um compromisso com a prosperidade das localidades que abrigam nossas operações. Dessa forma, buscamos realizar ações que potencializam os processos de desenvolvimento local e que contribuem para a autonomia das comunidades.

Em Lagamar, desenvolvemos várias iniciativas socioambientais em parceria com diversos atores locais, como a Prefeitura Municipal, escolas municipais, Polícia Militar e instituições do Sistema S, num esforço conjunto para transformar as realidades e proporcionar melhores condições de vida para todos.

Qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo

Uma das formas mais diretas de promover o progresso e a qualidade de vida é por meio da geração de empregos e renda e da concretização de negócios. É por essa razão que a unidade de Lagamar investiu na qualificação e na contratação de mão de obra local e no desenvolvimento de fornecedores locais.

Além disso, desde 2008, em parceria com entidades locais, oferece à comunidade cursos gratuitos com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a geração de renda. De lá para cá, já foram realizados mais de 30 cursos, que trouxeram novos conhecimentos e novas oportunidades, ampliando os horizontes de mais de 500 participantes.

Educação e consciência ambiental

Reconhecemos o poder de transformação da educação. É por isso que um dos principais investimentos sociais da empresa é justamente no desenvolvimento de ações a favor de uma educação de qualidade e para promoção da educação ambiental.

Assim, em conexão com as escolas municipais e as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Meio Ambiente de Lagamar, realizamos diversas iniciativas, focadas nas crianças e nos adolescentes, que visam despertar a consciência ambiental, estimular o gosto pela leitura, incentivar a prática esportiva e esclarecer sobre os riscos do uso de drogas.

Desde 2016, nutrimos uma parceria com a Escola Municipal Bias Fortes, por meio da qual, tivemos a oportunidade de participar ativamente de diversas ações educacionais que contribuem para a formação integral das crianças. Nesses quase três anos de trabalho conjunto foram desenvolvidas as seguintes iniciativas:

  • Construção de um jardim suspenso

  • Desenvolvimento do programa de preservação de nascentes

  • Apoio ao programa educacional de resistência às drogas e à violência (Proerd)

  • Desenvolvimento do projeto Meio Ambiente, que contemplou a implantação de coleta seletiva na escola, com doação de coletores, pneus para atividades recreativas e realização de palestras para os estudantes

  • Criação do projeto Gibiteca.

Nossas ações de educação ambiental estendem-se,
também, a toda a comunidade de Lagamar e região.

Portas Abertas

O programa Porta Abertas tem como objetivo estreitar o nosso relacionamento com todas as partes interessadas, por meio de visitas às nossas instalações. Essas visitas são uma oportunidade para que nossos interlocutores possam conhecer a nossa unidade, nossas operações, o valor que damos para a segurança dentro e fora do trabalho, bem como os projetos de desenvolvimento local que apoiamos.

Ao longo dos anos de operação da unidade de Lagamar, recebemos representantes de diferentes segmentos, além de alunos de escolas técnicas, familiares e autoridades.